sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula para Leitura: Estudo de Contos


Para você que é: 

  • Curioso e gosta de contos!
  • Estudante que procura novas ideias!
  • Professor de Língua Portuguesa em busca de mais inspirações!               

Boa  Leitura! (O Conto está nos Anexos desta mesma postagem). 


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM VISANDO A LEITURA:



      
       Trabalho com o texto “Pausa” de Moacyr Scliar.
       Sugestão de turma: 7º ano.
       Duração: aproximadamente 4 aulas.
       Materiais: cópias do texto em  folha sulfite, projetor Data Show, imagens selecionadas,    lousa e giz.

Atividade antes da Leitura:

1.     Trabalhar as antecipações: Por que o texto é nomeado como “Pausa”? O que é uma pausa?
2.     Depois, levar os alunos para a sala de vídeo e mostrar para turma imagens de alguns sentidos ou significados que a palavra “pausa” pode apresentar no cotidiano.
Exemplos: o tempo do relógio, uma partitura musical, o intervalo escolar, a pausa no emprego para o almoço, o repouso do sono, etc.
Comentar com eles acerca dos vários significados e sentidos existentes na palavra-título.
•       O texto aborda a temática do final de semana, fato que pode ser contextualizado a partir da investigação sobre o que o aluno faz em seu final de semana, a fim de que o educando possa entender, por meio de dedução o que é uma pausa.


PRINCIPAIS HABILIDADES TRABALHADAS:

•       Levantar os conhecimentos prévios sobre o assunto.

•       Antecipação do tema, através do título do texto.

•       Antecipação do tema a partir de imagens.

•        Expectativas dos alunos com relação o texto.




Atividade de Leitura:

1.     O próximo passo é a leitura silenciosa.
2.     Em seguida, confecção de uma ficha de leitura com destaque de autor, tempo, espaço, foco narrativo, personagens e um pequeno resumo do texto.
3.     E depois, Socialização (leitura oral) e também um trabalho voltado para o vocabulário (Os alunos poderão pesquisar as palavras desconhecidas no dicionário).


PRINCIPAIS HABILIDADES TRABALHADAS:

•       Localização ou construção do tema ou ideia principal.

•       Esclarecimento das palavras desconhecidas a partir da consulta do dicionário.

Trabalho com Gênero e Tipologia:

1.     O aluno deverá reconhecer que se trata de uma narrativa, para tanto o professor pode contribuir dando-lhes pistas, ou ainda perguntando: Esse texto está discutindo um ponto de vista? Ou contando uma história?
2.     O professor deve fazer com que o aluno perceba que houve uma mentira por parte de Samuel e levá-lo a identificar o motivo: Teria ele medo da mulher? Ou não a suportava mais?
3.     Depois, apresentar algumas hipóteses e perguntar ao aluno: Por quê o protagonista da história precisa de uma pausa?


PRINCIPAIS HABILIDADES TRABALHADAS:


•       Interpretação do texto (Valores éticos e políticos/ “Apreciações”).

•       Construção da síntese semântica do texto.




DEPOIS DA LEITURA:


1.     Contextualização: trazer os alunos à sala de vídeo novamente e apresentar imagens em e/ou pequenas animações que representem os locais e as paisagens do texto, como o cais do porto, os hotéis simples, etc.

2.     Escrita: elaborar uma produção verbal e outra não verbal que represente o que cada aluno faz no seu final de semana.
3.    Oralidade: propor que cada aluno apresente sua produção para a classe.
4.     Publicação das produções: o professor cria um blog para a turma, auxilia os alunos nas postagens de suas atividades e os incentiva a interagirem com comentários construtivos e trocas de ideias sobre as produções dos colegas e o assunto do texto trabalhado.



PRINCIPAIS HABILIDADES TRABALHADAS:


•       Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação).

•       Troca de impressões a respeito do texto lido, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.



Anexos para a Aula:

Texto: Pausa  (Moacyr Scliar)

“Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
— Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
— Por que não vens almoçar?
— Já te disse; muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga. Samuel pegou o chapéu:
— Volto de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente; ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas. Estacionou o carro numa travessa quieta. Como pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo.
Olhou para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs-se de pé:
- Ah! seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
- Estou com pressa, seu Raul - atalhou Samuel.
- Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. - Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:
- Aqui, meu bem! - uma gritou, e riu; um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave. Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata.
Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou-se e fechou os olhos.
Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido.
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa. Perseguido por um índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planal toda testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados; índio acabara de trespassá-lo com a lança Esvaindo-se em sangue, molhado de suor. Samuel tombou lentamente: ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, lavou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu. Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
- Já vai, seu Isidoro?
- Já - disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
- Até domingo que vem seu Isidoro - disse o gerente.
- Não sei se virei - respondeu Samuel, olhando pela porta; anoite caía.
- O senhor diz isto, mas volta sempre - observou o homem, rindo.
Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa.”



Imagens que representam alguns sentidos da palavra “Pausa:”

O Relógio e o Tempo Cronológico:




A Partitura Musical:






O Intervalo Escolar:




A Pausa do Emprego para o Almoço:



O Repouso do Sono:





Imagens que ilustram alguns locais e paisagens da história:

O Cais visto durante o dia:




  


O Cais visto durante o final da tarde ou durante a noite:







Exemplo de fachada de hotel simples:






Corredor de hotel simples:




Quarto de hotel simples:





Um comentário:

  1. adorei o plano de aulas de vocês, gosto muito de trabalhar com imagens,ajuda muito na sistematização da aula e prende bastante a atenção do aluno, dispertando um novo olhar e curiosidades para um novo conhecimento.

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